Anular um processamento

Qualquer processamento periódico ou pontual pode ser anulado, desde que não haja qualquer recebimento associado a algum dos documentos que foram gerados nesse processamento. Basta haver um recebimento, mesmo que parcial, de um aviso gerado pelo processamento para que este não possa ser anulado.

Os processamentos de saldos iniciais, que são gerados automaticamente pelo Gecond 3, não podem ser anulados.

 

O acesso à funcionalidade que permite efetuar a anulação de um processamento é feito através da opção de menu Lançamentos > Processamentos, conforme visto na imagem seguinte:

Menu de acesso aos processamentos


Na lista devemos escolher o condomínio e utilizar o botão Pesquisar, para aceder à lista de todos os processamentos efetuados para esse condomínio. Poderá também escolher um orçamento específico para procurar apenas os processamentos associados a esse orçamento.

Na linha correspondente a cada processamento existe um botão que permite anular esse processamento. Esse botão não será mostrado nas linhas dos processamentos de saldos iniciais que, conforme dito acima, não podem ser anulados.

Usando o botão de anulação é mostrada uma mensagem de confirmação:


Nesta mensagem poderá aproveitar para notificar os condóminos que tenham um e-mail registado na sua ficha. Se marcar a opção "Pretende notificar os condóminos da anulação do documento?" e de seguida clicar em "Anular", o processamento será anulado e uma mensagem de correio eletrónico será enviada para os condóminos a informá-los dessa anulação.

Caso haja recebimentos já efetuados para algum documento do processamento o utilizador será alertado com uma mensagem a informá-lo da impossibilidade de se anular esse processamento.


Caso não haja nenhum impedimento à anulação do processamento é mostrada uma mensagem de sucesso.

 

Após ser anulado um processamento periódico de um dado tipo podemos voltar a processar o mês associado. O Gecond 3 reconhecerá que somente um dos tipos de processamento programados para esse mês foi anulado e permitirá que se repita o processamento do mês, lançando apenas os avisos do processamento que foi anulado.

Por exemplo, suponhamos que o processamento periódico do mês de março gera processamentos de orçamento e fundo de reserva:

Anulamos o processamento periódico associado ao orçamento e tentamos voltar a processar o mês. O Gecond 3 apresentará uma notificação visual mostrando que no mês de março o fundo de reserva foi lançado mas não há nenhum processamento periódico ativo para o orçamento:

Se usar a opção "Processar" o Gecond 3 processará apenas as quotas de orçamento de março.

Nesse caso é preciso ter em consideração que a sequência numérica dos avisos não coincidirá com a ordenação das datas, pois a anulação não recupera os números anulados. Por exemplo, suponhamos que foram gerados os seguintes avisos:

Mês Números dos avisos
Fevereiro 1 a 20
Março 21 a 40
Abril 41 a 60


São anulados todos os processamentos periódicos de março. Após se refazerem esses processamentos teremos a seguinte situação:

Mês Números dos avisos
Fevereiro 1 a 20
Março 61 a 80
Abril 41 a 60


A numeração original não é reaproveitada.

 

 

  • anular, processamento, cancelar
  • 0 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Descrições dos processamentos periódicos

  Sempre que efetua um processamento periódico, o Gecond sugere uma descrição para os...

Efetuar um processamento periódico

Um processamento periódico vai permitir lançar as quotas de orçamento, fundo de reserva e...

Parametrização da descrição dos processamentos periódicos

Ao efetuar processamentos periódicos o Gecond 3 assume descrições padronizadas para os...

Processamentos pontuais

Um processamento pontual permite lançar avisos de cobrança à parte do orçamento, em que o...

Processar o exercício em uma única operação

O Gecond 3 permite que se efetue, de uma única vez, o processamento periódico de todos os meses...