Migração de referências Multibanco e Payshop

Introdução

O objetivo deste documento é explicar a migração de informação de pacotes de referências Multibanco e Payshop de aplicações anteriores para o Gecond 3.

 

Pré-requisitos

A informação contida neste documento é válida para clientes do Gecond 3 que satisfaçam as seguintes condições:

  • Possuam o GC+ (versão 1.9.9.9 ou superior) ou o Gecond.NET.
  • Tenham algum pacote de referências Multibanco ou Payshop definido nessas aplicações.

O que é migrado?

No processo de migração a informação transferida para o Gecond 3 é a seguinte:

  • Dados dos pacotes de referências.Os dados de ativação dos pacotes de referências Multibanco e Payshop, quer sejam de empresa ou de condomínio, como limites mínimo e máximo e chaves de ativação.
  • Referências atribuídas aos condóminos. As associações das referências de base (7 algarismos para Multibanco e 10 para Payshop) aos condóminos.

Existe uma diferença na lógica de funcionamento do Gecond 3 relativamente às outras aplicações que pode ter influência na migração de pacotes de empresa. No caso de existir um pacote de empresa no GC+ (ou Gecond.NET), todos os condomínios “herdam” esse pacote no momento do primeiro processamento de pedidos de pagamento. Caso um condómino tenha frações em mais que um condomínio ele recebe apenas uma referência desse pacote de empresa. No Gecond 3 um pacote de empresa somente é atribuído aos condomínios em que seja explicitamente associado pelo utilizador. Além disso, um condómino com frações em mais que um condomínio recebe uma referência por cada condomínio.

ANTES VENDA ➜ DEPOIS
Fração Proprietário Referência Fração Proprietário Referência
A Maria 1000001 A Maria 1000001
B Manuel 1000002 B

 


O que não é migrado?

Embora exista um processo de importação de documentos em aberto do Gecond para o Gecond 3, referências associadas a esses documentos não são migradas. Quando é feito um processamento de pedidos de pagamento no GC+ e são geradas as referências Multibanco e Payshop para inclusão nos documentos essas referências não são associadas aos avisos de cobrança. Isso ocorre porque o mesmo aviso de cobrança pode estar associado a várias referências.

Por exemplo, considerem-se os seguintes avisos de um mesmo condómino:

A impressão isolada do aviso nº 1 poderá gerar, por exemplo, a referência 123456701.

A impressão em conjunto dos dois avisos gerará uma referência diferente, 123456702, por que a referência gerada depende do valor total.

Por isso, as duas referências estão de algum modo associadas ao aviso nº 1.

Logo após ser feita a migração a opção Lançamentos ➜ Movimentos bancários ➜ Referências geradas não mostrará nenhuma informação. Somente as referências geradas no Gecond 3 serão aqui mostradas.

Valor
1 40,00 €
2 4,00 €

 

Fases para efetuar a migração

O processo completo de migração consiste nas seguintes fases:

➀ Importação dos condomínios no Gecond 3

Para que seja possível enviar essa informação para o Gecond 3 é necessário que os dados dos condomínios tenham já sido importados no Gecond 3 (dados gerais, zonas, frações, condóminos).

 

 Sincronização de referências para o Gecond 3

Clientes com GC+

Após atualizar o GC+ para a versão 1.9.9.9 e, caso exista algum pacote de referências, surgirá no menu Utilitários uma nova opção chamada “Sincronização referências para o Gecond 3”.

Acedendo a essa opção o utilizador será reencaminhado para um formulário onde deverá inserir os seus dados de acesso ao Gecond 3 a autenticar-se:

Gecond-3-Manual-de-migracao-de-referencias-4


Após autenticar-se com sucesso o utilizador verá uma lista com os condomínios cujos dados estruturais já foram migrados para o Gecond 3 mas cujos pacotes de referências ainda não foram transferidos. Essa lista apresenta o código do condomínio no Gecond, o código atribuído ao condomínio no Gecond 3 (que pode ter sido alterado) e o nome do condomínio. Poderá selecionar todos os condomínios da lista clicando na pequena caixa de seleção na barra de títulos, ou selecionar individualmente os condomínios que desejar.

Gecond-3-Manual-de-migracao-de-referencias-5


Depois de selecionar os condomínios cujas referências deseja sincronizar com o Gecond 3, bastará usar o botão Sincronizar pacotes e referências” para migrar os pacotes de referências dos condomínios selecionados para o Gecond 3.



Clientes com Gecond.NET

Para a migração de pacotes de referências os clientes que utilizam o Gecond.NET deverão usar a opção “Migração de pacotes de referências para o Gecond 3” disponível no menu de acesso às aplicações no servidor

remoto. O utilizador será reencaminhado para uma aplicação externa onde deverá inserir os seus dados de acesso ao Gecond 3 a autenticar-se:

Gecond-3-Manual-de-migracao-de-referencias-4


Após autenticar-se com sucesso o utilizador verá uma lista com os condomínios cujos dados estruturais já foram migrados para o Gecond 3 mas cujos pacotes de referências ainda não foram transferidos. Essa lista apresenta o código do condomínio no Gecond, o código atribuído ao condomínio no Gecond 3 (que pode ter sido alterado) e o nome do condomínio. Poderá selecionar todos os condomínios da lista clicando na pequena caixa de seleção na barra de títulos, ou selecionar individualmente os condomínios que desejar.


Depois de selecionar os condomínios cujas referências deseja sincronizar com o Gecond 3, bastará usar o botão “Sincronizar pacotes e referências” para migrar os pacotes de referências dos condomínios selecionados para o Gecond 3.

  • payship, gc+, migração, gecondnet, referências, multibanco
  • 0 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Adicionar pacote de referências Multibanco e/ou Payshop à empresa

Este tutorial em vídeo mostra como atribuir um pacote de referências Multibanco e/ou Payshop à...

Adicionar pacote de referências Multibanco e/ou Payshop ao condomínio

  Este tutorial em vídeo mostra como atribuir um pacote de referências Multibanco e/ou Payshop...

Alertas de seguros individuais no recebimento

    Quando se efetua um recebimento, o Gecond 3 apresenta uma mensagem de alerta se...

Adiantamentos e créditos

    Introdução No Gecond 3 os créditos podem ser interpretados de duas maneiras...

Alterar o titular de avisos de cobrança de quota

    É possível alterar o titular de avisos de cobrança desde que sejam satisfeitas...