Revisão de um orçamento

 

Pode haver necessidade, a qualquer momento, de proceder-se a alterações de um orçamento ativo. Pode ser o caso de não ter sido feita ainda a assembleia de condóminos para aprovação do orçamento no início do exercício, ou pode se desejar alterar o valor de uma rubrica.

Caso ainda não tenha sido efetuado nenhum processamento periódico, ou se todos os processamentos efetuados com base nesse orçamento estiverem anulados, será possível editá-lo e substituir a informação original. Ao entrar na ficha do orçamento o Gecond 3 deteta que não há qualquer mês processado e permite a edição do orçamento.



Premindo esse botão a ficha fica em modo de edição, sendo possível alterar o seu conteúdo, com exceção do estado e das datas. Ao gravar, qualquer informação alterada substituirá a anterior.

Caso exista algum processamento periódico (não anulado) realizado com base no orçamento ativo não será permitido realizar qualquer modificação. Nesse caso será necessário fazer uma revisão do orçamento. O Gecond 3, ao detetar esse caso, ativa na ficha do orçamento o botão “Criar revisão”.



Após clicar no botão é criado o orçamento revisto como uma cópia do original. O intuito é não permitir a perda de informação sobre as versões do orçamento que existiram durante o exercício e foram usadas para a geração de valores. Ao título original do orçamento que foi revisto é acrescentada a expressão “(Revisão)”, mas o título pode ser alterado pelo utilizador. Qualquer informação pode ser alterada manualmente, com exceção do estado e das datas do exercício. Como explicado anteriormente, a revisão é criada no estado de “Rascunho”; somente após ser ativada o orçamento que foi revisto passa ao estado “Fechado”.


As datas de validade do orçamento não se alteram em uma revisão.

O Gecond 3 regista internamente, para cada processamento periódico, qual o orçamento que foi utilizado para gerar os seus valores, mas todos os orçamentos associados a um determinado exercício partilham as mesmas datas.


É também fundamental ter em conta que a ativação de um orçamento recalcula imediatamente as quotas dos condóminos; o próximo processamento periódico efetuado utilizará já os novos valores.
  • 1 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Antecipar o final de um orçamento

É possível antecipar a data do último orçamento ativo se algumas condições forem satisfeitas:...

Copiar um orçamento

    O Gecond 3 disponibiliza mecanismos para que possa criar um novo orçamento a partir...

Estados de um orçamento

Um orçamento pode ter vários estados distintos desde que é criado até a passagem para um...

Fundo de reserva manual

  Pode ver aqui um pequeno vídeo a demonstrar como registar o fundo de reserva como um valor...

Descontar valor das receitas orçamentadas nas quotas

    Caso o condomínio tenha receitas extraordinárias (por exemplo, o aluguer do terraço...