Importação de informação do antigo Gesar

 

 

Introdução


Para os utilizadores do antigo Gesar em versão Windows foi desenvolvida uma funcionalidade que permite importar alguma informação do Gesar para a nova plataforma.


Apenas é migrada informação relacionada com:

  • imóveis
  • contratos
  • entidades associadas

Recibos e movimentos de conta corrente não são migrados, por incompatibilidade na estrutura da informação, que foi alterada no Gesar 3, para permitir maior flexibilidade e maior automatização.



- Informação importante



Se possui também uma licença do Gimob, deverá ter um especial cuidado se houver imóveis no Gesar que existam já no Gimob.
  • Deverá garantir que a referência do imóvel (unidade de arrendamento) no Gesar é igual à que está a ser usada no Gimob. Se as referências forem iguais o imóvel não será importado, sendo usado o imóvel já existente no Gimob; se forem diferentes, o imóvel será importado, o que pode levar à existência de dois registos diferentes para o mesmo imóvel.

  • Se um imóvel já existir no Gimob será feita uma comparação de proprietários, podendo acontecer as seguintes situações:
    1. Se o imóvel no Gimob tiver um proprietário com o mesmo número de contribuinte que o proprietário no Gesar antigo, o importador manterá esse proprietário, atualizando informação relativa às finanças (senha e repartição).
    2. Se o imóvel no Gimob tiver um proprietário com contribuinte diferente do proprietário no Gesar antigo, o importador manterá o proprietário do Gimob, sem atualizar nenhuma informação.
    3. Se o imóvel no Gimob não tiver proprietários, ser-lhe-ão associados os proprietários importados a partir do Gesar antigo.


Descrição geral do processo


Para melhor perceber o processo, é aconselhável notar que foi feita uma pequena alteração de terminologia entre as duas versões do Gesar, conforme mostrado na tabela seguinte.


Gesar   Gesar 3
Imóvel Empreendimento
Unidade de arrendamento Imóvel

O processo de importação subdivide-se em duas partes:

Importação de imóveis (unidades de arrendamento, no antigo Gesar).

De forma geral, é importada a seguinte informação:

  • Imóveis do Gesar, que são importados para os empreendimentos do Gesar 3.
  • Unidades de arrendamento ativas do Gesar, que são importadas para imóveis do Gesar 3.
  • Proprietários das unidades de arrendamento importadas.
  • Conjuges desses proprietários.
  • Procuradores associados às unidades de arrendamento.

Importação de contratos

Veremos mais adiante que pode escolher que contratos deseja importar. É importada informação de

  • contratos, escolhidos pelo utilizador.
  • inquilinos associados a esse contratos.
  • fiadores dos inquilinos.


Pré-requisito


O Gesar 2 permitia que unidades de arrendamento distintas tivessem referências idênticas. No Gesar 3, a referência é um identificador único de cada imóvel, que não pode ser repetido.

Portanto, se existirem unidades de arrendamento com referências idênticas no Gesar 2, somente a primeira será importada.

Deverá alterar as referências que estão duplicadas para referências únicas e, se necessário, repetir o processo de importação. O Gesar importará então as unidades de arrendamento em falta.

 

 


Processo de importação


O processo de importação dos dados está disponível na página principal do Gesar 3, através da opção Administração ➜ Importar do Gesar. Se for a primeira vez que usa esta opção, deverá indicar ao Gesar 3 a localização do ficheiro da base de dados do Gesar, chamado Gesar.mdb, sendo apresentada uma mensagem conforme ilustrado na figura seguinte:



Poderá usar o botão do lado esquerdo, “Procurar base de dados localmente”, para indicar a localização exata do ficheiro através do explorador do Windows, ou arrastar o ficheiro diretamente do explorador do Windows para a área do lado direito.


Durante a importação, não deverá estar ninguém a trabalhar no Gesar pois a base de dados poderá ficar corrompida.
Poderá efetuar uma cópia de segurança do Gesar e utilizá-la na importação. Dessa forma poderão continuar a usar o Gesar enquanto efetua a importação de dados para o Gesar 3.

Após a indicação da base de dados a utilizar será apresentada uma mensagem a informar que todos os imóveis ativos serão importados.



Deverá dar a sua confirmação, clicando no botão "Sim" para prosseguir com a importação.



Depois de concluída a migração dos imóveis, será apresentada a lista de contratos ativos por migrar. Poderá selecionar todos os contratos marcando a caixa ☐ no início da linha dos títulos (antes de "Nº contrato AT") ou escolher individualmente os contratos a migrar nesta fase, marcando o ☐ no início de cada linha.



Após se realizar a primeira importação, uma nova tentativa de utilização dessa funcionalidade fará com o que Gesar 3 pergunte ao utilizador se deseja utilizar a mesma base de dados anteriormente importada, conforme exemplificado na figura abaixo:



Sim – O processo de importação é repetido para migrar a informação que não foi importada no processo anterior, nomeadamente, contratos que não foram selecionados na importação anterior.


Esta opção reutilizará a cópia da base de dados do Gesar utilizada no processo de importação anterior. Se tiver alterado informação no seu Gesar antigo que deseje migrar para o Gesar 3 deverá usar a opção seguinte.

Não – É pedido novamente ao utilizador para indicar a localização da base de dados Gesar a importar.



Depois da importação


Alguma informação importante não pode ser migrada do Gesar Windows, por incompatibilidade ou por não existir. É aconselhável fazer uma revisão da informação depois da importação.


Empreendimentos

Os empreendimentos eram chamados de "Imóveis" no antigo Gesar. A sua referência e o seu endereço são migrados para os campos associados. As informações relacionadas com a administração de condomínio e a localização geográfica deverão ser introduzidas manualmente. Para facilitar esse processo a informação existente no Gesar é copiada para o campo de observações.




Imóveis

De forma semelhante ao que ocorre com os empreendimentos, não é possível fazer a associação direta da informação de localização (distrito, concelho e freguesia) dos imóveis (unidades de arrendamento no Gesar antigo), pelo que essa informação será copiada para as observações. Deverá editar manualmente a localização geográfica do imóvel.

Os imóveis importados e os novos imóveis são criados por padrão como mesmo distrito e concelho da empresa. Os imóveis importados localizados no mesmo concelho que a empresa terão essa informação já correta, pelo que deverá apenas completar a freguesia.

Pela forma como a morada é gravada no antigo Gesar também não é possível fazer a separação do código postal e da localidade.



Poderá editar a informação manualmente ou utilizar a ferramenta de pesquisa de códigos postais para preencher a informação de forma correta. Logo acima da área da localização do imóvel existe uma área de "pré-preenchimento da localização".



Se escrever aqui o código postal e clicar em ou na tecla [ENTER] será devolvida a lista de endereços relacionados com esse código postal.



Bastará selecionar o endereço pretendido clicando na coluna "Ações" da linha correspondente. Ao passar o rato pelas linhas dessa coluna surge o símbolo ; se der um clique sobre esse símbolo os dados do endereço selecionado serão copiados para o imóvel.





Pode visualizar e descarregar nesta ligação este artigo em formato PDF.
  • importação, Windows, Gesar
  • 2 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Consulta de perfis

É possível consultar as permissões dos perfis atualmente existentes. Para isso o utilizador...

Consultar o estado dos emails enviados

É possível consultar um registo dos emails enviados. Essa opção está disponível na opção...

Alterar Palavra-Chave

Para alterar a palavra-chave apenas deve clicar na seta do canto superior direito e selecionar...

Como visualizar as atividades de outros colaboradores da empresa.

    Um utilizador pode ver as tarefas e compromissos associados a outros colaboradores...

Configuração da firewall

Para permitir comunicações na plataforma é por vezes necessário configurar a firewall do Windows,...