Votação online

 

 

A votação online permite aos condóminos que não possam estar presentes numa assembleia, efetuarem a votação prévia (antes da assembleia) dos vários pontos da ordem de trabalhos duma assembleia ordinária ou extraordinária.

Essa votação é efetuada na App Gecond, o meu condomínio ou na web em www.gecond.com


NOTA: a opção de votação online, dentro duma assembleia no Gecond, apenas está disponível para condomínios com subscrição Premium.


Enquadramento legal


Para que a votação tenha enquadramento legal, a mesma será espelhada numa procuração, que terá de ser impressa e assinada pelo condómino, indicando igualmente quem será o seu representante.

O condómino poderá fotografar a procuração assinada pela APP ou anexar em www.gecond.com. Alternativamente poderá fazê-la chegar à administração por outros meios.

A nova lei 4-B/2021, de 01 Fevereiro 2021, em nada vem alterar esta situação.


Como funciona do ponto de vista da administração:


Antes da realização da assembleia, e após o envio da convocatória, o Administrador deve indicar entre que datas são permitidas as votações online.

A data/hora final deverá ser suficientemente antes da assembleia iniciar, para permitir validar previamente todas as votações online e respetivas procurações.


Opção Procuração/Representação


Esta é uma opção muito importante pois define se uma votação online, para ser aceite, obriga ou não que seja anexada, pelo Condómino, uma procuração devidamente assinada com indicação dos seus votos e do seu representante.

O Administrador poderá não obrigar procuração em condomínios que saiba não obrigar a um formalidade do processo.

Para que todos os requisitos legais sejam preenchidos, a procuração deverá ser obrigatória, evitando assim futuros problemas de contestação por parte de alguns condóminos.

Essa procuração é criada automaticamente pelo Gecond, o meu condomínio e deverá ser impressa para ser assinada.

Caso não obrigue procuração, o Condómino apenas tem de indicar o voto em cada um dos pontos de trabalho.

Caso obrigue procuração, o Condómino após votar, deverá imprimir a procuração e assinar a mesma e anexar como foto ou pdf à sua votação, após ser assinada. São necessárias ambas os passos para que o administrador a possa validar no Gecond.


Opção - Votação online


Durante o período em que a votação online está aberta, o Administrador deve ir validando as votações que vão sendo efetuadas e se necessário, anular uma votação (contactando o condómino explicando o motivo e solicitando nova votação. Exemplo de anomalia: procuração incorreta, não assinada ou inexistente.


Opção - Registo de presenças


O registo de presenças é automaticamente preenchido com todos os condóminos que efetuaram votação digital validada pela administração e cujo representante nomeado seja o Presidente da mesa da assembleia ou o Representante da administração

Caso o Representante seja alguém nomeado pelo condómino, o registo de presença terá de ser feito manualmente, de forma a garantir a presença efetiva do representante.

Caso o Condómino decida comparecer pessoalmente à assembleia, o Administrador deverá eliminar a votação online, para que efetue o registo da presença e posterior votação presencial


Opção - Registo de votações


No registo de votação já estão contabilizadas todas as votações prévias online devidamente validadas pela administração.

Votação online validas não podem ser alteradas,

  • Votação online, assembleia
  • 4 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Novo módulo de assembleias - novidades

    Assembleias Novo campo Forma de realização, para indicação se é Presencial,...

Assembleias Mistas ou por Videoconferência

  O módulo de assembleias do Gecond 3 permite a criação de assembleias com três formas de...

Liberdade de voto

    O que é Nas assembleias que permitem votação online, para cada ponto da ordem de...

Registo de presenças em assembleia (versão antiga)

É possível efetuar diretamente no Gecond 3 o controlo das presenças em uma assembleia. Esse...

Anexar documentos a uma assembleia (versão antiga)

Na ficha de uma assembleia existe um separador chamado "Anexos" que permite ao utilizador gerir...